A Senhora de Salto é, sem qualquer dúvida, um dos locais mais emblemáticos do concelho de Paredes assim como, do Parque das Serras do Porto. Envolto em mistério e crença, este local também conhecido por “Boca do Inferno”, tornou-se um local de peregrinação.

Com uma localização peculiar, entre escarpas onde o rio Sousa pode tornar-se assustador, surge a lenda da Senhora do Salto com o diabo à espreita, o amor de dois jovens apaixonados, a devoção a Nossa Senhora, o milagre e o agradecimento. O milagre revela-se nas pequenas concavidades arredondadas no leito rio que materializam as patas do cavalo que aterrou do alto de penhasco sem sofrer dano assim como, o cavaleiro que o montava.

O agradecimento ao milagre surge com a Capela da Senhora do Salto, que nos remete para tempos distantes uma vez que já era referenciada em 1623, tornando-se um local de peregrinação cujo edifício apresenta marcas de ampliação e adaptação ao longo dos tempos. Também a lenda chega até nós pelo registo do botânico Augusto Luso da Silva, em 1874.