• PR10
  • PRD-GDM

Informação


Adequado

Não existe informação

Altimetria

Não existe informação

Um percurso que parte à descoberta do património histórico, geológico e biológico. Observa-se o Vale de Aguiar e mais longe. Descobre-se a importância do geral e de cada espécie em particular. Uma viagem dos sentidos, da história e do património. Permite-se uma contemplação surpreendente, derivado das linhas de cumeada se constituírem como excelentes miradouros naturais.

O conjunto montanhoso formado pelas serras entre nomeadamente Pias e Castiçal, e pelos  cursos hídricos, em particular o rio Sousa, albergam um valioso conjunto de espécies animais, vegetais e habitats, alguns deles com interesse comunitário e alvo de proteção especial ao abrigo da Diretiva “Habitats” nomeadamente os habitat 4030, 91E0 e o 9230.

Ao longo deste trilho vai calcorrear algumas das rochas mais antigas da Península Ibérica, que nos contam histórias de há 542 milhões de anos, em que os xistos, os conglomerados e os quartzitos marcam a paisagem.

O horizonte visual permite-nos, ainda, compreender a atual ocupação humana de caraterísticas rurais do Parque das Serras Porto e urbanas da sua envolvente.