• PR8
  • PRD-GDM

Informação


Adequado

Não existe informação

Altimetria

Importante: os graves incêndios que assolaram os municípios de Gondomar e de Paredes de 16 a 18 de setembro de 2024 impactaram de forma significativa o Parque das Serras do Porto, em especial nas serras das Banjas e das Flores. Estamos a envidar esforços no sentido de avaliar os danos nos trilhos e respetiva sinalética, de modo a que possamos vir a disponibilizar novamente a nossa Rede de Percursos Pedestres na sua globalidade. Até lá, os percursos pedestres que abrangem as serras das Banjas e das Flores devem ser evitados.

Um trilho que evoca as memórias e a história em tons de dourado. Das rochas extrai-se o ouro e da flora as abelhas produzem o mel. Este é um percurso que revela a importância das serras e a procura das mesmas na obtenção do ouro. Aqui existem numerosos trabalhos mineiros romanos para a exploração desse metal, assim como as ruínas das instalações do Complexo Mineiro das Banjas do século XIX-XX. O mel, também tem lugar de destaque, uma vez que já era referida a sua produção no século XIII e a antiga toponímia local refere o Vale das Colmeias. Hoje ao caminhar por este território irá cruzar-se com apiários que testemunham a continuidade desta atividade.

MUITO IMPORTANTE > Seguir sempre pelos caminhos e trilhos sinalizados, não nos afastando das marcações existentes ao longo dos percursos, por razões de segurança, devido à ocorrência no território de antigas cavidades mineiras, como fojos e respiros, eventualmente camufladas pela vegetação.

Desdobrável do percurso