• PR9
  • PRD-GDM

Informação


Adequado

Não existe informação

Altimetria

Como o próprio nome indica, esta é uma viagem pela história ao longo dos séculos, desde a Pré-história à lenda da Senhora do Salto. Um passeio dinâmico com a memória e com os sentidos.

Neste trilho vai conhecer um pouco dos primeiros Homens que viveram e morreram neste território, como testemunha a Mamoa de Brandião, enquanto elemento arquitetónico funerário.

Os vestígios da Torre do Castelo de Aguiar de Sousa lembram-nos, o período da reconquista cristã e da sua importância enquanto sede do poderoso Julgado de Aguiar de Sousa.

O lugar do Salto envolto em mistérios e lendas, com o “Canhão do Salto” ou a “Boca do Inferno” a ilustrar uma paisagem única, resultado da geologia que podemos observar in loco.

Estes são alguns dos pontos que pode observar e conhecer ao longo deste trilho histórico, onde também poderá ver a Igreja Matriz de S. Romão, o jazigo neogótico do Bispo de Cochim ou a bela carranca da fonte junto à igreja. Sem esquecer que ao atravessar a serra vai passar pelas antigas concessões mineiras para a exploração do ouro, que os romanos já haviam explorado.