Informação
Adequado
Não existe informação
Altimetria
Importante: os graves incêndios que assolaram os municípios de Gondomar e de Paredes de 16 a 18 de setembro de 2024 impactaram de forma significativa o Parque das Serras do Porto, em especial nas serras das Banjas e das Flores. Estamos a envidar esforços no sentido de avaliar os danos nos trilhos e respetiva sinalética, de modo a que possamos vir a disponibilizar novamente a nossa Rede de Percursos Pedestres na sua globalidade. Até lá, os percursos pedestres que abrangem as serras das Banjas e das Flores devem ser evitados.
Como o próprio nome indica, esta é uma viagem pela história ao longo dos séculos, desde a Pré-história à lenda da Senhora do Salto. Um passeio dinâmico com a memória e com os sentidos.
Neste trilho vai conhecer um pouco dos primeiros Homens que viveram e morreram neste território, como testemunha a Mamoa de Brandião, enquanto elemento arquitetónico funerário.
Os vestígios da Torre do Castelo de Aguiar de Sousa lembram-nos, o período da reconquista cristã e da sua importância enquanto sede do poderoso Julgado de Aguiar de Sousa.
O lugar do Salto envolto em mistérios e lendas, com o “Canhão do Salto” ou a “Boca do Inferno” a ilustrar uma paisagem única, resultado da geologia que podemos observar in loco.
Estes são alguns dos pontos que pode observar e conhecer ao longo deste trilho histórico, onde também poderá ver a Igreja Matriz de S. Romão, o jazigo neogótico do Bispo de Cochim ou a bela carranca da fonte junto à igreja. Sem esquecer que ao atravessar a serra vai passar pelas antigas concessões mineiras para a exploração do ouro, que os romanos já haviam explorado.
MUITO IMPORTANTE > Seguir sempre pelos caminhos e trilhos sinalizados, não nos afastando das marcações existentes ao longo dos percursos, por razões de segurança, devido à ocorrência no território de antigas cavidades mineiras, como fojos e respiros, eventualmente camufladas pela vegetação.