Informação
Adequado
Não existe informação
Altimetria
Importante: os graves incêndios que assolaram os municípios de Gondomar e de Paredes de 16 a 18 de setembro de 2024 impactaram de forma significativa o Parque das Serras do Porto, em especial nas serras das Banjas e das Flores. Estamos a envidar esforços no sentido de avaliar os danos nos trilhos e respetiva sinalética, de modo a que possamos vir a disponibilizar novamente a nossa Rede de Percursos Pedestres na sua globalidade. Até lá, os percursos pedestres que abrangem as serras das Banjas e das Flores devem ser evitados.
A Paisagem Protegida Regional Parque das Serras do Porto abrange perto de 6000 hectares, ao longo de 6 serras – Santa Justa, Pias, Castiçal, Santa Iria, Flores e Banjas, e dois vales principais – rios Ferreira e Sousa. Tem um cariz marcadamente periurbano, constituindo, assim, um espaço de proximidade, do qual a população é convidada a usufruir de forma saudável e sustentável.
A Grande Rota das Serras do Porto leva-nos numa viagem por este interessante território, por entre vales e cumeadas, deparando-nos com paisagens surpreendentes, quer do interior do Parque, quer do exterior, dada a linha de vista para o território envolvente. Mantendo-nos atentos ao nosso redor, descobrimos curiosos testemunhos do passado da região, nomeadamente geológico e arqueológico, e importantes elementos do património natural e etnográfico.
Cada etapa dá-nos uma perspetiva distinta, associada a cada flanco do Anticlinal de Valongo, megaestrutura geológica com cerca de 350 Ma que esteve na origem destas serranias.
NOTA - Ponte dos Moinhos do Cuco ainda não implementada. em alternativa, proceder à travessia do rio Ferreira na Ponte da Queiva.
MUITO IMPORTANTE > Seguir sempre pelos caminhos e trilhos sinalizados, não nos afastando das marcações existentes ao longo dos percursos, por razões de segurança, devido à ocorrência no território de antigas cavidades mineiras, como fojos e respiros, eventualmente camufladas pela vegetação.