• GR62
  • PSP

Informação


Adequado

Não existe informação

Altimetria

A Paisagem Protegida Regional Parque das Serras do Porto abrange perto de 6000 hectares, ao longo de 6 serras – Santa Justa, Pias, Castiçal, Santa Iria, Flores e Banjas, e dois vales principais – rios Ferreira e Sousa. Tem um cariz marcadamente periurbano, constituindo, assim, um espaço de proximidade, do qual a população é convidada a usufruir de forma saudável e sustentável.

A Grande Rota das Serras do Porto leva-nos numa viagem por este interessante território, por entre vales e cumeadas, deparando-nos com paisagens surpreendentes, quer do interior do Parque, quer do exterior, dada a linha de vista para o território envolvente. Mantendo-nos atentos ao nosso redor, descobrimos curiosos testemunhos do passado da região, nomeadamente geológico e arqueológico, e importantes elementos do património natural e etnográfico.

Cada etapa dá-nos uma perspetiva distinta, associada a cada flanco do Anticlinal de Valongo, megaestrutura geológica com cerca de 350 Ma que esteve na origem destas serranias.

NOTA - Ponte dos Moinhos do Cuco ainda não implementada. em alternativa, proceder à travessia do rio Ferreira na Ponte da Queiva.