• PR4
  • PRD

Informação


Adequado

Não existe informação

Altimetria

Um trilho que percorre algumas das aldeias do Parque, nomeadamente Aguiar, Alvre, Brandião, Bustelo, Santa Comba, Sarnada e Senande, podendo conhecer e observar as suas caraterísticas, história e tradições. Repare na capacidade do Homem de se adaptar à morfologia do terreno, ora na meia encosta ora junto ao rio, numa relação com o que a natureza lhe proporciona: a serra para a pastorícia e produção de mel, as rochas para a construção e o rio para o regadio e moagem. 

A resiliência deste território marcou não só a ocupação humana como também a ocupação do solo, sendo possível ainda ver a evolução ao longo dos tempos, como se constata em alguns núcleos de carvalhos, sobreiros e medronheiros, e, na fragmentação dos campos agrícolas e na regeneração natural.

Sinta os lugares, percorra as ruas estreitas e observe a tipicidade da arquitetura nas casas de pátio fechado com as suas portas fronhas voltadas a rua. Atente nos espigueiros e nas eiras espaços para a secagem dos cereais e de encontros sociais para as atividades etno-agrícolas.