• PR4
  • PRD

Informação


Adequado

Não existe informação

Altimetria

Importante: os graves incêndios que assolaram os municípios de Gondomar e de Paredes de 16 a 18 de setembro de 2024 impactaram de forma significativa o Parque das Serras do Porto, em especial nas serras das Banjas e das Flores. Estamos a envidar esforços no sentido de avaliar os danos nos trilhos e respetiva sinalética, de modo a que possamos vir a disponibilizar novamente a nossa Rede de Percursos Pedestres na sua globalidade. Até lá, os percursos pedestres que abrangem as serras das Banjas e das Flores devem ser evitados.

Um trilho que percorre algumas das aldeias do Parque, nomeadamente Aguiar, Alvre, Brandião, Bustelo, Santa Comba, Sarnada e Senande, podendo conhecer e observar as suas caraterísticas, história e tradições. Repare na capacidade do Homem de se adaptar à morfologia do terreno, ora na meia encosta ora junto ao rio, numa relação com o que a natureza lhe proporciona: a serra para a pastorícia e produção de mel, as rochas para a construção e o rio para o regadio e moagem. 

A resiliência deste território marcou não só a ocupação humana como também a ocupação do solo, sendo possível ainda ver a evolução ao longo dos tempos, como se constata em alguns núcleos de carvalhos, sobreiros e medronheiros, e, na fragmentação dos campos agrícolas e na regeneração natural.

Sinta os lugares, percorra as ruas estreitas e observe a tipicidade da arquitetura nas casas de pátio fechado com as suas portas fronhas voltadas a rua. Atente nos espigueiros e nas eiras espaços para a secagem dos cereais e de encontros sociais para as atividades etno-agrícolas. 

MUITO IMPORTANTE > Seguir sempre pelos caminhos e trilhos sinalizados, não nos afastando das marcações existentes ao longo dos percursos, por razões de segurança, devido à ocorrência no território de antigas cavidades mineiras, como fojos e respiros, eventualmente camufladas pela vegetação.

Desdobrável do percurso