As serras marcam a paisagem e com os seus picos, destacam-se das zonas de vale. Do alto da Serra de Pias a vista é deslumbrante e essas diferenças orográficas ficam à vista de qualquer um. As serras que protegem os seus habitantes e os vales férteis que os alimentam.
Mas num outro vislumbre podemos observar a geologia, se olharmos atentamente para o vale veremos núcleo do Anticlinal de Valongo e se olharmos para os alinhamentos de serras veremos os flancos. Aqui o tempo é marcado de maneira diferente, os processos geológicos ao longo de milhões de anos trabalharam sobre as rochas deixando-nos a imagem de uma inversão de relevo.
Entre as lendas e as tradições seculares que percorrem estas serras, seria impossível não lembrar a lenda da Pia, na Serra de Pias. Diz a tradição, desde do século XVIII, que a pia quando cheia levava 10 pipas de água e os lavradores de São Pedro da Cova, bem como as gentes de Aguiar de Sousa e de São Martinho de Campo, deslocavam-se para a serra com o objetivo de limpar com toalhas de linho essa concavidade, acreditando que este ato lhes traria a chuva para as suas culturas agrícolas.
Não existe informação