• PR6
  • VLG-GDM

Informação


Adequado

Não existe informação

Altimetria

Percurso que parte da Capela de Santa Justa, no alto da serra com o mesmo nome, e desce por entre charnecas e áreas reflorestadas com espécies nativas até se cruzar com a ribeira de Silveirinhos, que acompanha o caminhante em grande parte do seu trajeto, essencialmente por trilhos de pé posto, até ao Alto do Ramalho, em São Pedro da Cova. 

Esta linha de água de cariz temporário, afluente da margem direita do rio Ferreira, forma um pequeno vale na vertente poente da serra de Santa Justa e salienta a importância dos recursos hídricos na promoção da biodiversidade, já que é habitat de várias espécies protegidas, nomeadamente anfíbios, como a salamandra-lusitânica, a rã-ibérica e o tritão-marmorado.

Ao chegar ao Alto do Ramalho, vislumbramos as serras de Santa Justa e de Pias e os meandros do rio Ferreira, que nos convidam a experimentar outros percursos pedestres desta paisagem protegida regional. Os trilhos de Belói e do Castiçal, assim como a Grande Rota, cruzam-se nesta zona e proporcionam caminhadas agradáveis ao longo das margens ribeirinhas e na interface urbano-florestal.

Desdobrável do percurso.