O Solar da Bandeirinha foi um solar rural implantado na freguesia de Melres, concelho de Gondomar. A construção foi iniciada por Manuel da Cunha Coutinho Portocarreiro (1550-1645) e foi concluída pelo seu filho Manuel da Cunha Ozorio Portocarreiro (1607-1691), foi pertença da família até ao primeiro quartel do século XX.

Um dos membros da família mais distintos e com ligações a Gondomar foi D. Luiz Pizarro da Cunha Portocarrero, que passava largas temporadas em Melres, Fidalgo da Casa Real e deputado monárquico à Assembleia Nacional, sendo o último presidente do extinto concelho de Melres.

Este Solar do séc. XVI é um dos mais importantes exemplares da arquitetura civil do Concelho de Gondomar, de salientar os tetos em talha de estilo barroco, do séc. XVII, mandados construir pelo 3º morgado da Quinta.

Esta quinta foi adquirida pela Câmara Municipal de Gondomar em 1992, sendo posteriormente restaurada sob a orientação do arquiteto Carlos Fonseca, sendo hoje propriedade e sede da União de Freguesias de Melres e Medas.