• PR5
  • VLG

Informação


Adequado

Não existe informação

Altimetria

Percurso entre a típica aldeia de Couce, no coração do vale do rio Ferreira, e o ponto de interseção dos municípios de Valongo, Gondomar e Paredes. Um caminho ladeado por carvalhos, onde não raras vezes observamos a vaca-loura, uma espécie protegida de escaravelho, leva-nos até à ponte sobre o Ferreira, de onde vislumbramos as leiras agrícolas e o casario da aldeia. Continuamos a acompanhar o rio ao longo da margem esquerda, num trajeto de elevado interesse paisagístico e que convida a contemplar a vegetação característica das galerias ripícolas, dominada pelos amieiros.

Após alcançar o ‘Vale dos Castores’, iniciamos o circuito ascendente que nos leva ao encontro dos territórios vizinhos, por entre áreas de exploração florestal, mas também núcleos bem representativos de Pinus radiata e de flora arbórea nativa, com carvalhos e sobreiros por exemplo.

O trilho culmina no ponto de interseção dos municípios de Valongo, Gondomar e Paredes, a que damos o nome de ‘Meeting Point’, um local de elevado simbolismo, dado que nos lembra o trabalho conjunto em prol da conservação e valorização da Paisagem Protegida Regional Parque das Serras do Porto, um território que congrega 6 serras – Santa Justa, Pias, Castiçal, Santa Iria, Flores e Banjas, num total de perto de 6000 hectares.

Desdobrável do percurso.