No horizonte, a urbe: o Monte Crasto, em Gondomar, o rio Douro com a sua ponte do Freixo, o Monte da Virgem, em Gaia, o Porto e o emblemático estádio do Dragão e, em dias limpos, o mar. Em primeiro plano, as charnecas secas europeias, a que damos vulgarmente o nome de matos, um habitat protegido pela Diretiva Habitats, dada a relevância no contexto da conservação da biodiversidade da União Europeia.
A ocorrência deste e de outros tipos de habitat e de espécies protegidos pela Diretiva Habitats justificou a integração das serras de Santa Justa, Pias e Castiçal na Rede Natura 2000 - Zona Especial de Conservação ‘Valongo’, com cerca de 2500 ha. As charnecas secas, compostas por tojos, urzes e carqueja, abrigam espécies como a lagartixa-do-mato-comum, o louva-a-Deus, a cobra-de-ferradura e o falcão-peregrino.
As charnecas secas europeias, por serem áreas rasteiras e expostas, estão especialmente sujeitas à proliferação de espécies invasoras, como a háquea-picante e as acácias. Nesta vertente, as háqueas são a principal ameaça e têm sido alvo de ações de controlo, recorrendo a técnicas como o arranque, o corte e o fogo controlado. É um trabalho de continuidade, que exige vigilância regular.