• PR5
  • GDM-PRD

Informação


Adequado

Não existe informação

Altimetria

Este trilho pedestre de pequena rota (PR), circular, inicia-se e termina na aldeia de Belói, freguesia de S. Pedro da Cova e circunda a Serra do Castiçal ao longo de uma extensão de 11.6 km, em cerca de 3h30 de duração, apresentado um grau de dificuldade Média-Difícil. 

No início do trilho pode-se apreciar um conjunto de casas de lavoura centenárias, inseridas na paisagem agrícola, ao que se segue à direita um pequeno percurso ao longo da margem esquerda do rio Ferreira até à ponte do Carvalhal, onde a vegetação nativa predominante são carvalhos (Quercus robur), sobreiros (Quercus suber) e medronheiros (Arbutus unedo). Atravessa Monte Cavalos e já na localidade de Gens, circunda uma das 3 lagoas artificiais aí existentes, com uma beleza impar associada à sua coloração verde e azul, resultante da exploração de carvão no início do século XX. 

Deste ponto, é um saltinho até à cumeada da serra, cujas cristas quartzíticas dão originalidade a este território e proporcionam um excelente efeito miradouro sobre as cidades de Gondomar, Porto, Vila Nova de Gaia, Paredes e Valongo, bem como sobre o património natural e geológico, característico do anticlinal de Valongo, que promoveu o contraste de relevo entre as serras e o vale do rio Ferreira. Do Alto da Peneca, descemos a encosta e regressamos ao Lugar de Belói, passando na Capela de N. Sra. das Mercês, onde peregrinos a caminho da Sra. do Salto oravam e descansavam.

Os ecossistemas ribeirinhos, os campos agrícolas e lameiros, os bosques nativos, as charnecas secas e as vertentes de encosta, proporcionam à serra do Castiçal e restante cordilheira serrana, na interligação com os vales do Ferreira e Sousa, condições de refúgio e habitat natural para albergar uma grande variedade faunística, entre as quais se destacam as classes de avifauna, mamíferos, herpetofauna e os invertebrados. 

Caso pretenda fazer o desvio até ao Parque de Merendas do Covelo, a distância total com a derivação é de 15,6km. Este Percurso coincide com: GR62 Grande Rota das Serras do Porto; PR3 GDM Trilho de Belói; PR10 PRD-GDM: Trilho Vale de Aguiar. No Parque de Merendas do Covelo poderá integrar o PR1 GDM: Linha de Midões e Moinhos de Jancido com 5.8km até Foz do Sousa.

Desdobrável do percurso.